Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Índios Umutina participam de Conferência de Universidade da Flórida por meio da Unemat</b>
<b>Índios Umutina participam de Conferência de Universidade da Flórida por meio da Unemat</b>
13/02/2007 16:08:05
por Coordenadoria de Comunicação Social

Danças típicas, história e cultura do povo indígena Umutina serão apresentadas por meio de vídeo-conferência nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) durante a 56ª Conferência do Centro de Estudos Latino-americano da Universidade da Flórida (EUA). A apresentação também pode ser acompanhada em tempo real pela rede mundial de computadores.

O grupo de oito índios que participará da vídeo-conferência faz parte do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade da Universidade do Estado de Mato Grosso (NEED), campus de Tangará da Serra, que foi convidado pela Universidade da Flórida a participar do evento como representante brasileiro. Além dos Estados Unidos, Alaska, Brasil, Chile, Peru e Equador são alguns dos países que terão apresentações pan-americanas.

A coordenadora do campus da Unemat em Tangará da Serra, professora Ivanete Inês Parzianello Carvalho, explica que o NEED, trabalha com indígenas, descendentes afro-brasileiros e movimentos sociais urbanos desde 2002, e o trabalho dos professores da Unemat já era conhecido da Universidade da Flórida, de onde partiu o convite. O Núcleo de Estudos e Educação e Diversidade no município é composto ainda pelos professores: Marinez Cargnin Stieler, Hellen Cristina de Souza e pelo engenheiro de sistema Éldio Schalm.

De acordo com Ivanete, para que participação seja possível, o grupo indígena Umutina, vem ensaiando a apresentação que se dará em rede mundial, desde o final de janeiro. “A cacique Creuza Soripa estará falando um pouco sobre a história do povo umutina em língua nativa e também explicando o que representa cada uma das quatro danças que serão apresentadas na vídeo-conferência, depois ela fará a tradução da língua nativa para o português, e na Universidade da Flórida haverá uma pessoa que fará a tradução do português para o inglês a fim de que possa ocorrer uma interação entre todos os países participantes”, explica.

A coordenadora do campus da Unemat lembra que a experiência é inédita no município e vem gerando uma expectativa muito grande tanto na comunidade acadêmica como também entre os indígenas que poderão trocar experiências outros participantes e grupos indígenas, uma vez que a Conferência vai reunir diferentes etnias e grupos do Continente Americano.

Para que a participação da Unemat no evento fosse possível, a instituição contou com o apoio da empresa TGANET, do município que disponibilizou todo o equipamento necessário para a conexão e link.

Os interessados em assistir as atividades da 56ª Conferência do Centro de Estudos Latino-americano da Universidade da Flórida devem acessar: http://www.video.ufl.edu/ e clique em “Evento Vivo: Conferência dos Estudos Latinoamericanos”, http://www.ufl.edu/wmstream.html. Na mesma web page, abaixo do vídeo vivo, haverá ligações aos vídeos archived de todas as atividades da conferência. Também é possível acessar o web site da conferência no endereço: http://56conference.latam.ufl.edu/video.asp. Encontrando qualquer dificuldade contate: eldioschalm@hotmail.com ou com armasjf@latam.ufl.edu

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada